terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O feiticeiro de São Romão

O texto de Wilson Lins que está aí embaixo - Divindades, bichos e assombrações na ribeira - me inspirou a fazer algumas elucubrações.

1 - Se a cobra de asas da gruta de Bom Jesus da Lapa perdeu o poder de voar e, portanto, de aterrorizar, depois que tantos ofícios de Nossa Senhora foram rezados, como especula o autor, onde será que ela se meteu?

2 – Se os peixes do Velho Chico estão se acabando e as enchentes são controladas pelas barragens, quem é que vai precisar de adular o caboclo d´água para que ele ajude os pescadores e evite que a água inunde as roças?

3 – Quem é que tem medo do minhocão, se o rio está tão assoreado e raso que as embarcações quase já não conseguem navegar e nem correm o risco de serem afundadas por ele?

Pois é, meus amigos, muita coisa mudou neste mundão de Deus. Tive uma conversa hoje com um velho feiticeiro de São Romão, o que me deixou cabisbaixo e pensativo. Ele é mandingueiro das antigas, daqueles que inspiravam respeito e temor. Para vocês terem uma idéia, o velho ainda guarda uma cascavel viva dentro de um surrão que é utilizada em seus trabalhos de feitiçaria.

Com a voz grave e pausada, ele me disse em tom paternal:

- Meu filho, os bichos e as assombrações de hoje são outras e estão acabando com as antigas. Caboclo d´água, minhocão, cobra de asas, mula-sem-cabeça, pé-de-garrafa e outras aparições deste sertão velho estão perdendo a força. A divindade maior da atualidade no rio São Francisco é o grão de soja, que é pequeno, mas tem grandes poderes. É a soja que está mandando o homem destruir nossas matas, com tudo que elas têm. Por causa dela, estão sugando nossas águas e entupindo os rios e riachos, que também estão sendo envenenados. Qual é o caboclo d´água ou a mula-sem-cabeça que pode fazer uma coisas dessas?

Deixei a conversa com o velho feiticeiro sentindo uma enorme saudade do caboclo d´água.

2 comentários:

  1. Sensacional o texto. De quem é? Parabéns pelo blog. Também aproveito para covidar a todos para conhecerem o projeto Os Chicos, que busca documentar a cultura oral da população ribeirnha do Velho Chicos. Quando puderem, visitem o site do projeto: www.oschicos.com.br

    Abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chicos,

    Obrigado pelos elogios. O autor do texto é o Cebereba, como de todos os outros que não estão assinados. Prefiro manter o pseudônimo, pelo menos, por enquanto.

    Visitei o blog Os Chicos, do qual gostei muito. Possui ótimos textos e fotos maravilhosas. Por sinal, inseri um link para ele aqui no Vapor Encantado.

    Abraços
    de Cebereba

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas