sábado, 27 de fevereiro de 2010

Crime em Xiquexique

Estou estarrecido. Isso é o mínimo que posso dizer sobre o meu estado de espírito neste momento. Explico, leitores. É que acabei de ler no Blog Xiquexique (http://xiquexiquense.blogspot.com) a crônica de um crime cultural dos mais absurdos: a demolição do belo prédio que abrigava a Prefeitura Municipal, construído na última década do século XIX, para dar lugar a uma dessas construções modernosas e sem estilo que podem ser encontradas facilmente em qualquer periferia de cidade média ou grande. É certo que o fato ocorreu em 1963, mas não deixa de ser um desastre.

Que me perdoem os xiquexiquenses pelo desabafo. Sei que devem existir muitos outros casos semelhantes no vale do São Francisco, como os de Januária e Barra citados aí abaixo, mas nada justifica a barbaridade de destruir nosso patrimônio cultural que, em última instância, é o que nos faz sanfranciscanos e não outra coisa qualquer.

Um comentário:

  1. A notícia de cada crime cultural, faz ecoar um sentimento fúnebre. Que as pessoas sejam mais sensíveis, repensem alguns conceitos e tenham consciência da importância de preservar o patrimônio histórico. É lançado o apelo.

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas