domingo, 17 de janeiro de 2010

Usinas nucleares

O jornal Folha de S. Paulo informou, na última sexta-feira, que o rio São Francisco será contemplado com duas usinas nucleares até 2014. Minha primeira reação foi de incredulidade, depois senti medo, e até agora não tenho opinião formada sobre o assunto. É bom que tudo seja analisado com muito carinho, levando-se em conta todos os riscos envolvidos e não deixando de considerar outras alternativas de geração de energia, especialmente aquela que aproveita o calor do sol. Nosso Velho Chico, já tão estropiado, não pode, mais uma vez, acabar como vítima de interesses particularistas.

Tratando-se de usina nuclear, todo cuidado é pouco. Ainda mais, na terra do Romãozinho.

Um comentário:

  1. É verdade. Todo cuidado é pouco, que haja sensibilidade antes de tomar qualquer atitude. Não é simplesmente querer instalar as usinas nucleares, pesar os prós e os contras é de suma importância. Acoplada a decisão de instalá-las ou não, deve estar a preservação do Rio São Francisco, que já anda cansado de tanta prepotência. Que os idealizadores não estabeçam o fator econômico como prioridade, mas sim a vida do Rio. Que eles tentem conciliar os dois aspectos.
    Fruto da insesatez dos líderes, o volume de água tem reduzido a cada dia. Ao invés das ações proporcionarem a continuidade das belezas naturais, que por sua vez, nos agraciam os elementos necessários à sobrevivência, diariamente as ações desencadeadas correm contra a maré. Tal postura destrutiva compromete a vida das próximas gerações. É preciso rever alguns conceitos. É preciso mudar de atitude. Aposto que a difusão e debate de idéias com o olhar focado no futuro e no bem estar do meio ambiente, na amplitude do significado,seja o caminho. Continue a provocar, Tio Beto! Sei da sua mente arejada e preocupada com o próximo. Gostei de descobrir e navegar no seu blog.

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas