quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mangaba, mucunã e o que mais?

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostraram que, em testes de laboratório, o extrato da folha de mangaba, na quantidade certa, é mais efetiva no combate à hipertensão do que os medicamentos mais vendidos com essa finalidade, como o Captopril. Ainda faltam os testes clínicos em seres humanos, mas não há dúvida de que os resultados serão os mesmos, já que a planta vem sendo usada com efeitos positivos há muito tempo pelo povo.

A notícia foi dada no Jornal Nacional da TV Globo na noite de ontem. O mesmo grupo de pesquisa constatou que a raiz de mucunã, planta também conhecida como olho-de-boi, faz efeito semelhante, embora tenha que passar por um processo químico para ser tomada oralmente.

Aqui fico pensando com meus botões: quantas e quantas plantas poderiam ser aproveitadas para melhorar a vida da humanidade ou mesmo dos animais? Assim como a mangaba e a mucunã combatem a hipertensão, existem outras para a arteriosclerose, a prisão de ventre, o câncer, a gastrite, a estomatite, a rinite, a artrite e por aí afora. Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) confirmaram, há pouco tempo, o que o já era do conhecimento popular: a folha de pata-de-vaca é remédio certo para diabetes.

Plantas como a pata-de-vaca, a mucunã e a mangaba ainda existem e podem até ser cultivadas, mas é possível que outras tenham desaparecido pela ação do homem. Quem pode garantir que a destruição do cerrado para implantação da monocultura já não produziu esse efeito? Se isso ainda não aconteceu, em breve acontecerá, caso a devastação não seja interrompida. Tudo muito óbvio, certo? Não é o que parece para aqueles que cultivam grandes plantações de soja e saem por aí de peito estufado, dizendo que o negócio está produzindo emprego, divisas e desenvolvimento. Ah, se fosse verdade... É uma pena, pois muitas espécies vegetais que esses senhores estão exterminando, além do potencial farmacológico, são fontes preciosas de alimentação para as populações mais pobres.

Que me desculpe o leitor pelo palavrão, mas é preciso mudar os paradigmas.

3 comentários:

  1. Falando sobre a semente olho-de-boi, por um acaso acabei achando uma boa quantidade, chega a 1000 sementes. Nada sabia sobre olho de boi, a partir daí comecei a pesquisar.

    ResponderExcluir
  2. Pensei que fosse uma árvore, mas na realidade é uma planta tipo "cipó" que se alastra entre as outras plantas nativas, principalmente num lugar úmido.

    ResponderExcluir
  3. mangaba e mucuna pruriens são fantasticas, quase nunca ouco falar na televisao deveria ser mais divulgado, no site mucuna.com.br achei um pouco de informacao mas nem tanto, globo reporter e outros programas desse genero deveriam passar.

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas