quinta-feira, 1 de abril de 2010

O presente de Jesus*

No tempo antigo, Jesus reuniu seus doze apóstolos e presenteou-os, distribuindo entre eles as muitas riquezas da terra. Quando São Francisco chegou no céu, Jesus quis também presenteá-lo. Ofereceu ao santo de sua estima um grande rio, única riqueza ainda não distribuída, e disse-lhe: Este será o Rio de São Francisco!

O santo recebeu o presente com muita alegria e perguntou a Jesus se poderia fazer com ele o que quisesse. Satisfeito com a resposta afirmativa, percorreu toda a beira do rio e distribuiu bilhetes convocando o povo para reunir-se na Serra da Canastra. Todos reunidos, São Francisco abençoou o rio de seu nome e entregou-o aos pobres, para que habitassem as suas margens e dele pudessem viver. Ao final da reunião, muito solene, o santo proferiu esta sentença:

- Quem na beira do Rio São Francisco viver, rico não há de ser, de fome e sede não há de morrer e mais de uma camisa não há de ter!

* História contada por Deocleciano Francisco dos Santos, da Ilha Nova Esperança, no município de Manga. Publicada em http://www.religiosidadepopular.uaivip.com.br/aguapura.htm

Um comentário:

Navegantes

Contador de visitas