quarta-feira, 10 de março de 2010

O Chico também tem música clássica

Outro dia publiquei aqui um desabafo de José Theodomiro de Araújo, o "Velho do Rio", sobre a "erosão cultural" do rio São Francisco. O estrago é grande, é verdade, mas nem tudo está perdido, mesmo sendo necessária uma revitalização cultural de grande porte, como já defendi por aqui.

Hoje uma informação de Traipu, cidade alagoana beiradeira, deixou-me contente. Veja o leitor um trecho do que foi divulgado pela Agência Alagoas, com o título "A música às margens do Velho Chico":

"Formada atualmente por 75 músicos, a Orquestra Lira Traipuense representa a mais fiel tradição musical do município de Traipu. Dessa localidade às margens do rio São Francisco já surgiram regentes conhecidos até mesmo nacionalmente. Toda essa trajetória erudita tem feito com que muitos jovens e até mesmo crianças sigam os mesmos exemplos. No comando do grupo, há 42 anos, encontra-se o maestro Antônio Basílio.

Para ilustrar a força da cultura musical erudita em Traipu, Antônio Basílio, um senhor de 70 anos de idade, lembra de músicos nascidos na cidade e que chegaram a despontar em várias regiões do Brasil. Um dos principais é o regente Florentino Dias, considerado 'uma das glórias da música erudita no Brasil'."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Navegantes

Contador de visitas