quarta-feira, 3 de março de 2010

Erosão cultural

“Nós acabamos culturalmente. A erosão não é só física. Tem erosão cultural muito grande aí. Hoje você chega no São Francisco e tem dificuldade para comer um bode assado ou um dourado. Não se come mais uma carne desfiada na abóbora, não se come mais beiju. Agora é presunto no café da manhã, com melão, e não tem mais cuscuz com ovos. Só comida de europeu. Nós acabamos com a cultura do São Francisco”.

José Theodomiro de Araújo, o velho Theo, defensor incansável do Velho Chico, em palestra proferida em 2002, em Juazeiro.

Um comentário:

  1. Gostei da conotação. É a pura verdade: "A erosão não é só física. Tem erosão cultural muito grande aí"..."Agora é presunto no café da manhã, com melão e não tem mais cuscuz com ovos"...Essas poucas palavras do professor, deixam nas entrelinhas os efeitos negativos da globalização, na busca de impor uma cultura homogênea, suplantando as particularidades. A procura pela praticidade estimula o consumo dos industrializados e por aí vai...A cultura do São Francisco também tem sofrido por conta desses aspectos.

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas