quarta-feira, 12 de maio de 2010

Zanoni Neves e o São Francisco

Acabo de receber um presente de alto nível, vindo de Belo Horizonte. Trata-se do livro "O Rio São Francisco - História, Navegação e Cultura", do professor e pesquisador piraporense Zanoni Neves, que teve a gentileza de me ofertá-lo. Há muito, ele se dedica a descobrir e explicar a história e a cultura do Velho Chico em múltiplos aspectos, e posso atestar, pelo que conheço de sua obra, que ele leva a sério a verdade científica, sem abandonar, como barranqueiro que é, o lado afetuoso em relação a tudo que o envolve.

O livro em questão é uma coletânea de artigos que o autor publicou em diversas revistas especializadas ou em jornais e revistas de ampla circulação, podendo se constituir em um ponto de partida para aqueles que queiram conhecer sua obra em maior profundidade. Embora sérios, seus escritos são perfeitamente assimiláveis por leitores sem familiaridade com os textos acadêmicos. Na verdade, é uma escrita agradável e apaixonante.

A edição da obra é da editora da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde pode ser adquirido. O endereço é rua Benjamin Constant,790, Cep 36015-400, Juiz de Fora-MG. Fone/fax: (32)3229-7645 e (32)3229-7646. O livro também pode ser encontrado em livrarias universitárias.

6 comentários:

  1. parabens pelo seu encantado blog! Estou pesquisando historias da cidade Pilão Arcado, sou paulista, mas tenho as minhas raizes no sertão!

    Vamos ser bons amigos!

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo seu encantado blog! Estou pesquisando historias da cidade Pilão Arcado, sou paulista, mas tenho as minhas raizes no sertão!

    Vamos ser bons amigos!

    obs: mudei o titulo do meu blog!

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo Rocha Farias,

    Infelizmente o autor desse blog não está mais presente em nosso meio. Faleceu recentemente. Um forte abraço e avante em suas pesquisas!
    Romênia Mariani

    ResponderExcluir
  4. Olá Romênia,

    Pelo que estou entendendo pelo seu comentário, o autor do blog Vapor encantado falceu. É isso mesmo?
    Aproveiro para perguntar como poderei conseguir um exemplar do livro"O Rio Sõ Francisco - História Navegação e cultura". Sou barranqueiro nascido em Xiqu-Xique (BA) e me interess por tudosobre o Velho Chico.
    Juarez

    ResponderExcluir
  5. Em aditamento ao comenta´rio acima, o meu endrço eletrônio é juarezchaves@yahoo.com.br.
    dministro o Blog JUAREZ MORAIS CHAVES que fala sobre as coias de Xique-Xique

    ResponderExcluir
  6. adorei o blog, sou artista plastico de Bom Jesu da Lapa - BA e pinto muito o rio são francisco, atualmente estou pintando uma serie de telas com vapores navengando a noite conheça meu trabalho no meu blog:http://leocostaartes.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas