quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Casa do Careta


Carinhanha nos apresenta uma intrigante obra arquitetônica: a Casa do Careta. Um levantamento de bens culturais realizado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais tenta desvendar a história dessa preciosa e misteriosa construção:

"A edificação foi construída no século XVIII.

Segundo José Castor, teria se originado de uma rixa entre dois portugueses que residiam no local. Cada um construiu uma casa, tentando jocosamente mostrar a face do outro. Quando concluídas as obras, as duas caretas tinham o mesmo aspecto e se assemelhavam bastante aos dois contendores.

À parte a história local, a única das duas casas que restou encontra-se em bom estado de conservação. A fachada é majestosa, ornada com platibanda, e um rosto do português encima a parede frontal."


A Casa do Careta, que exerceu diversas funções ao longo do tempo, foi restaurada recentemente e hoje abriga a secretaria de Cultura de Carinhanha. Acho que aqui está um belo exemplo de revitalização de um bem cultural.

3 comentários:

  1. É verdade, a Casa do Careta em Carinhanha é um bom exemplo de que ainda existem patrimônios culturais conservados por aí. Notícias como essa nos entusiasmam e fazem toda diferença! Um forte abraço, tio!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog!!E me ajudou muito na escola!Nota 10 para vc's.:)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para quem o blog está muito bonito!!tá_Para falar a verdade eu não conheço quem o fez o blog-Quero te conhecer.Me add no face-Jeyel Nogueira.

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas