quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Casa do Careta


Carinhanha nos apresenta uma intrigante obra arquitetônica: a Casa do Careta. Um levantamento de bens culturais realizado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais tenta desvendar a história dessa preciosa e misteriosa construção:

"A edificação foi construída no século XVIII.

Segundo José Castor, teria se originado de uma rixa entre dois portugueses que residiam no local. Cada um construiu uma casa, tentando jocosamente mostrar a face do outro. Quando concluídas as obras, as duas caretas tinham o mesmo aspecto e se assemelhavam bastante aos dois contendores.

À parte a história local, a única das duas casas que restou encontra-se em bom estado de conservação. A fachada é majestosa, ornada com platibanda, e um rosto do português encima a parede frontal."


A Casa do Careta, que exerceu diversas funções ao longo do tempo, foi restaurada recentemente e hoje abriga a secretaria de Cultura de Carinhanha. Acho que aqui está um belo exemplo de revitalização de um bem cultural.

4 comentários:

  1. É verdade, a Casa do Careta em Carinhanha é um bom exemplo de que ainda existem patrimônios culturais conservados por aí. Notícias como essa nos entusiasmam e fazem toda diferença! Um forte abraço, tio!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog!!E me ajudou muito na escola!Nota 10 para vc's.:)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para quem o blog está muito bonito!!tá_Para falar a verdade eu não conheço quem o fez o blog-Quero te conhecer.Me add no face-Jeyel Nogueira.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado por esse artigo. Sinceramente, eu pensava que ninguém se importava com Carinhanha, sua história, ou sua cultura... COMO EU ESTAVA ENGANADO!

    ResponderExcluir

Navegantes

Contador de visitas